Este espaço destina-se a comentar e divulgar notícias. Trata-se de um espaço de crítica e liberdade consentâneo com a Constituição da República Portuguesa e demais legislação em vigor. As opiniões expressas não são da responsabilidade do autor do blog. Este espaço é de livre acesso e criação. Em prol do aprofundamento da Democracia!
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
O PATRÃO DOS PATRÕES OU A DEFESA DA ESCRAVATURA?
BPN, BPP & OUTRAS ENTIDADES FRAUDULENTAS
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
BPP: SALVEMOS AS FORTUNAS DOS AMIGOS!
BPN: O SILÊNCIO DOS INDECENTES
- Viola os Direitos Fundamentais, promove o desemprego e a pobreza
- Mata por omissão na falta de assistência médica e medicamentosa
- Mata por omissão Portugueses que estão a morrer de fome
- Mata por acção nas Guerras do Iraque e do Afeganistão
CASA PIA: VIOLAÇÕES, RAPTOS, TORTURA

DEPUTADOS FALTOSOS, IRRESPONSÁVEIS E OPORTUNISTAS

AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA - CARTEL COMBÚSTIVEIS

Para já, diz apenas: «Não negamos nem deixamos de negar se existe cartel (de preços nos combustíveis). Temos muitos mais dados que os que estamos a apresentar, mas não quero dar nenhuma opinião. Deixo-a para a análise final e completa de Março».
O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) esteve esta terça-feira no Parlamento a explicar aos deputados alguns dados recolhidos no relatório intercalar sobre o mercado dos combustíveis, mas prefere adiar uma opinião para a análise final que apresentará em Março.
Para já, diz apenas: «Não negamos nem deixamos de negar se existe cartel (de preços nos combustíveis). Temos muitos mais dados que os que estamos a apresentar, mas não quero dar nenhuma opinião. Deixo-a para a análise final e completa de Março».
Na audição na Assembleia da República, o presidente da Adc afirmou, no entanto, que a entidade continua muito atenta, que já têm a «fotografia» do ciclo completo de subidas de preços, compilado neste relatório intercalar com dados até Setembro de 2008, mas prefere esperar agora para ter a análise completa do ciclo de descidas, que começou mais ou menos por essa altura para formular uma opinião precisa.
«Há assimetria» no ajustamento de preços
Ainda assim, adiantou que se pode concluir, desde já, que variação dos preços do petróleo demora, em Portugal, entre 4 a 5 semanas a repercutir-se nos preços finais, antes de impostos, no caso da gasolina e mais de 5 semanas se falarmos de gasóleo.
Ou seja, «há um desfasamento de tempo» na repercussão dos preços nos mercados internacionais e na venda ao público.
E assim sendo, Manuel Sebastião admitiu, ainda, uma assimetria no ajustamento de preços consoante o preço da matéria-prima está a descer ou a subir nos mercados internacionais, dando o exemplo: «Durante o ciclo de subida houve semanas em que se registou mais do que um ajustamento de preços (por parte das petrolíferas). Já durante o ciclo de descida houve semanas em que só houve um ajustamento. No entanto, é preciso concluir a análise ao ciclo de descida até Dezembro para se tirarem conclusões mais definitivas», explicou já aos jornalistas, à margem das explicações aos deputados.
- O preço do petróleo baixou para 75% dos valores que ditaram os aumentos, após os referidos aumentos, até hoje as petrolíferas baixaram 25%, logo, estão a arrecadar 75% de lucro. O Estado arrecada os impostos, cujo montante será maior quanto maior for o preço.
- A Autoridade da Concorrência, uma espécie de apêndice de interesses obscuros, diz nem sim nem não e os exploradores do costume continuam impunes a negociar entre si, em CARTEL, os preços que entendem.
sábado, 17 de maio de 2008
Capitalismo Selvagem: A Causa de Todos os Males!
domingo, 9 de março de 2008
EM 2008 -1.000.000.000.000 (UM BILIÃO DE PESSOAS) PASSA FOME

Em 2008, 1 Bilião de Seres Humanos passa fome e um Ser Humano, morre de fome em cada 3 segundos.
Perante um quadro desta natureza, alguém terá legitimidade para falar em Democracia, Desenvolvimento, Direitos Humanos.
Os Governos Ocidentais comportam-se de forma mais desumana que os Governos Nazis e Neo-Nazis! Se durante o Nazismo existiu o "Holocausto", Hoje, durante a vigência dos falsos Regimes Democráticos, existe um Holocausto de dimensões maiores, o qual é escondido!
Os Líderes dos Países Ricos são CRIMINOSOS POR OMISSÃO! Cumpre aos povos rebelarem-se e sancionarem esses monstros, através da contestação activa e esmagadora.
É fácil colocar todos os arsenais bélicos em qualquer cenário de guerra, mas é impossível unir esforços para colocar um arsenal que permita alimentar 1 Bilião de SERES HUMANOS!
Este é um APELO e uma ACUSAÇÃO contra a EUROPA E OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA!
O outro apelo é dirigido ao VATICANO que nada FAZ, envergonhando o nome de JESUS CRISTO! O VATICANO É O ANTRO DO PECADO, CÚMPLICES DESTE HOLOCAUSTO!
sábado, 8 de março de 2008
INEM/MINISTRA DA SAÚDE: VOLTAM A MATAR POR NEGLIGÊNCIA!

quinta-feira, 6 de março de 2008
INEM VOLTA A MATAR! MINISTRA DA SAÚDE RESPONSÁVEL!

O porta-voz do INEM, Pedro Coelho dos Santos, disse ao PortugalDiário que «a resposta a esta ocorrência não terá sido a mais satisfatória». O INEM já abriu um inquérito para «apurar o que se passou, o que correu mal, por que correu mal», mas para já ainda não há nenhuma conclusão.
sábado, 1 de março de 2008
SÓCRATES - A FACE NEGRA DO NEO-LIBERALISMO!

domingo, 17 de fevereiro de 2008
IRAQUE-GUERRA NUCLEAR APOIADA POR PORTUGAL

Contra a utilização de urânio em armas e munições
Apelo do Tribunal-Iraque para pressionar o governo português por email, até 4 de Dezembro
Sexta-feira, 30 Novembro, 2007
A guerra nuclear já começou
Há que agir contra a utilização de urânio em armas e munições
Depois de, na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, ter vencido uma primeira votação por 122 votos contra 6, e 35 abstenções, na Primeira Comissão da ONU, vai ter lugar em 5 de Dezembro uma segunda votação de confirmação de uma Resolução que apela aos Estados-membros para que re-examinem os problemas de saúde provocados pelas armas com urânio.
Apresentada pela Indonésia em nome do Movimento dos Não-Alinhados, a Resolução intitulada “Efeitos do uso de armamentos e munições com urânio empobrecido” pede a todos os Estados e organismos internacionais que submetam um relatório sobre o urânio empobrecido à próxima Assembleia-Geral das Nações Unidas.
O próximo voto, de confirmação, em 5 de Dezembro é portanto crucial para que isso seja conseguido.
Na primeira votação, e apesar de ter já havido nos últimos anos 4 moções aprovadas pelo Parlamento Europeu recomendando a interdição de tais armas e munições, a representação portuguesa absteve-se numa atitude de complacência para com os 6 países que votaram contra: EUA, Reino Unido, Israel, França, República Checa e Holanda.
O Agrupamento Internacional pelo Banimento das Armas de Urânio (ICBUW), que liderou a campanha que deu origem a esta Resolução, apela aos cidadãos dos países que votaram contra ou se abstiveram para que pressionem os seus governos durante os dias que faltam até 5 de Dezembro, no sentido de propiciar mudanças no sentido dos votos não favoráveis.
Seria inadmissível para nós, portugueses, que o governo, conhecedor destes factos, voltasse a abster-se (em nosso nome) na próxima votação.
Pede-se aos cidadãos portugueses que – sem demora – enviem mensagens electrónicas ao primeiro-ministro e ao ministro dos Negócios Estrangeiros instando-os a votarem a favor da Resolução “Efeitos do uso de armamentos e munições com urânio empobrecido” em 5 de Dezembro, na Primeira Comissão das Nações Unidas.
Para o efeito, utilizar o contacto directo do governo em http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT (link à esquerda “contacte o Governo”), fazendo a operação para cada um dos destinatários.
Obrigado pela vossa solidariedade.
A Comissão Organizadora do TMI-AP.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
GOVERNO DE SÓCRATES COM POLÍTICA DE EXTREMA DIREITA

O actual Governo, apesar de se auto-intitular do Partido Socialista, governa com políticas de extrema direita. Este é o Governo que está a dizimar a classe média e a gerar bolsas de pobreza, as quais só seriam concebíveis num regime fascista. O actual Governo é a Ditadura "parida" pelo próprio regime democrático.
É lamentável não existirem alternativas visíveis a este poder perverso autocrático e corrupto.
Este é o Governo que conseguiu criar a EMPRESA NA HORA e A MARCA NA HORA, mas que demora cerca de um ano a deferir ou indeferir um pedido de RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO ou DOIS ANOS PARA REALIZAR OPERAÇÕES CIRÚRGICAS URGENTES! Este é o GOVERNO que COMPARTICIPA CIRURGIAS PLÁSTICAS DE LUXO.
Este é o GOVERNO que traiu a DEMOCRACIA!
PORTUGAL NECESSITA DE UMA ALTERNATIVA CREDÍVEL E DEMOCRÁTICA!
PORTUGAL É A MAIOR MENTIRA EUROPEIA!
ESTADO PORTUGUÊS VIOLA DIREITOS DOS DOENTES! SAIBA QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS!

DIREITOS E DEVERES DO UTENTE
INTRODUÇÃO
O direito à protecção da saúde está consagrado na Constituição da República Portuguesa, e assenta num conjunto de valores fundamentais como a dignidade humana, a equidade, a ética e a solidariedade.
No quadro legislativo da Saúde são estabelecidos direitos mais específicos, nomeadamente na Lei de Bases da Saúde (Lei 48/90, de 24 de Agosto) e no Estatuto Hospitalar (Decreto-Lei n.º 48 357, de 27 de Abril de 1968).
São estes os princípios orientadores que servem de base à Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes.
O conhecimento dos direitos e deveres dos doentes, também extensivos a todos os utilizadores do sistema de saúde, potencia a sua capacidade de intervenção activa na melhoria progressiva dos cuidados e serviços.
Evolui-se no sentido de o doente ser ouvido em todo o processo de reforma, em matéria de conteúdo dos cuidados de saúde, qualidade dos serviços e encaminhamento das queixas.
A Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes representa, assim, mais um passo no caminho da dignificação dos doentes, do pleno respeito pela sua particular condição e da humanização dos cuidados de saúde, caminho que os doentes, os profissionais e a comunidade devem percorrer lado a lado.
Assume-se, portanto, como um instrumento de parceria na saúde, e não de confronto, contribuindo para os seguintes objectivos:
- Consagrar o primado do cidadão, considerando-o como figura central de todo do Sistema de Saúde;
- Reafirmar os direitos humanos fundamentais na prestação dos cuidados de saúde e, especialmente, proteger a dignidade e integridade humanas, bem como o direito à autodeterminação;
- Promover a humanização no atendimento a todos os doentes, principalmente aos grupos vulneráveis;
- Desenvolver um bom relacionamento entre os doentes e os prestadores de cuidados de saúde e, sobretudo, estimular uma participação mais activa por parte do doente;
- Proporcionar e reforçar novas oportunidades de diálogo entre organizações de doentes, prestadores de cuidados de saúde e administrações das instituições de saúde.
Com a versão que agora se apresenta aos doentes e suas organizações, aos profissionais e entidades com responsabilidades na gestão da saúde e ao cidadão em geral, procura-se fomentar a prática dos direitos e deveres dos doentes.
Visa-se, por outro lado, recolher opiniões e sugestões para um gradual ajustamento das disposições legais aos princípios que vierem a ser considerados necessários para garantir o cumprimento responsável e cívico destes direitos e deveres.
Com vista ao seu aperfeiçoamento, não deixe de enviar os comentários e as sugestões de alteração que julgue convenientes para:
Direcção Geral da Saúde
Alameda D. Afonso Henriques, 45
1056 Lisboa Codex
![]() | O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana.
| |
![]() | O doente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas.
| |
![]() | O doente tem direito a receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação e terminais.
| |
![]() | O doente tem direito à prestação de cuidados continuados.
| |
![]() | O doente tem direito a ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados.
| |
![]() | O doente tem direito a ser informado sobre a sua situação de saúde.
| |
![]() | O doente tem o direito de obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde.
| |
![]() | O doente tem direito a dar ou recusar o seu consentimento, antes de qualquer acto médico ou participação em investigação ou ensino clínico.
| |
![]() | O doente tem direito à confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam.
| |
![]() | O doente tem direito de acesso aos dados registados no seu processo clínico.
| |
![]() | O doente tem direito à privacidade na prestação de todo e qualquer acto médico.
| |
![]() | O doente tem direito por si, ou por quem o represente, a apresentar sugestões e reclamações.
|
![]() | O doente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde. Isto significa que deve procurar garantir o mais completo restabelecimento e também participar na promoção da própria saúde e da comunidade em que vive. |
![]() | O doente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correcto diagnóstico e adequado tratamento. |
![]() | O doente tem o dever de respeitar os direitos dos outros doentes. |
![]() | O doente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites. |
![]() | O doente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde. |
![]() | O doente tem o dever de utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar activamente na redução de gastos desnecessários. |
Globalização do Capitalismo Selvagem e da Corrupção

Assistimos à globalização do Capitalismo Selvagem, cujo berço é a América, numa escala sem paralelo histórico. As ditaduras permanecem imunes, no entanto, o capitalismo selvagem e a corrupção não têm barreiras geográficas nem ideológicas. Desde as maiores ditaduras mundiais, nomeadamente a China, a India ou a Rússia de Putin, passando pelas ditaduras islâmicas e africanas, todas elas são permeáveis ao capitalismo selvagem e à corrupção.
As máfias afirmam o seu poder, nada será como dantes...
América Selvagem - Pena de Morte - Estado Bárbaro - O Culto da Violência - A adoração das Armas

O vídeo enviado à rede NBC pelo autor do massacre em um campus da Virgínia na segunda-feira (16), que explicava as razões para matar seus colegas e professores, demonstra que ele buscava a "glória eterna" com o crime, na opinião de especialistas.
As palavras de ódio e quase ininteligíveis do estudante sul-coreano Cho Seung-hui, 23, nos vídeos enviados à rede de TV, acompanhados de fotos de si mesmo exibindo armas em poses ameaçadoras, dão uma idéia geral do que se passava por sua mente ao planejar o pior massacre contra um estabelecimento de ensino na história dos Estados Unidos.
"Este rapaz era um delirante, bastante paranóico. Não posso afirmar que ele ouvia vozes, mas não me surpreenderia se isso acontecesse", afirmou Steve Hinshaw, presidente do departamento de psicologia da Universidade de Berkeley, Califórnia.
Apesar de ser impossível para qualquer especialista diagnosticar a enfermidade mental de Cho apenas analisando seus vídeos e ações, a maioria concordou que o jovem poderia sofrer de um grave quadro de mania de grandeza e possivelmente uma depressão bipolar ou mesmo esquizofrenia.
NBC/reprodução |
![]() |
Imagem contida em pacote enviado à NBC mostra Cho apontando arma para a câmera |
"É arrepiante colocar dessa maneira, mas há vezes que uma enfermidade mental pode se apoderar de uma pessoa e fazê-la buscar a empatia dos outros através de uma ação que demonstre o que ela está sofrendo", acrescentou.
Cho lançou sua ira contra os "garotos ricos", a "libertinagem" e os "charlatões enganadores", num bilhete que deixou em seu quarto do dormitório do campus.
Acusações similares foram repetidas nas 23 gravações de vídeo e 43 fotografias que ele enviou à NBC. Mas o objeto receptor de sua raiva é uma incógnita, já que o jovem sul-coreano só fala de "vocês".
"Vocês tinham cem bilhões de opções e maneiras que teriam evitado o que aconteceu hoje", assinalou Cho Seung-Hui em um dos vídeos.
"Mas vocês decidiram derramar meu sangue. Vocês me encurralaram e só me deram uma opção. Agora vocês têm suas mãos manchadas de sangue para o resto de suas vidas", afirma em outro trecho.
"Não tinha por que fazer isso. Podia ter ido embora. Eu podia ter fugido. Mas não, não fugirei mais. Não é por mim que faço isso. Faço por meus filhos, por meus irmãos e irmãs (...). Fiz por eles", afirma Cho.
Distorção
A declaração final parece reivindicar que a vida de Cho não tinha sentido e que ele precisava demonstrar o que havia sofrido, explica Hinshaw. "É comum este tipo de comportamento em personalidades niilistas e narcisistas: minha vida não vale a pena, mas vou até as últimas conseqüências para fazer as pessoas saberem o que eu sofri", acrescentou.
No mesmo dia em que as gravações foram divulgadas, a polícia informou que o assassino havia sido denunciado em 2005 por assédio de duas jovens estudantes e enviado a um hospital psiquiátrico, por receio de que cometesse alguma tentativa de suicídio.
"O mais lamentável é que ele tentava ganhar publicidade e conseguiu", enfatizou Mark Horowitz, professor de psiquiatria da Universidade de San Francisco, Califórnia.
Horowitz admitiu que os meios de comunicação têm a responsabilidade de proporcionar toda a informação disponível sobre o dramático caso, mas enfatizou que é importante que a história seja contada de tal maneira que outras pessoas com sintomas similares não acreditem que esta é uma boa maneira de chamar a atenção das pessoas.
A NBC reconheceu que a decisão de divulgar os vídeos e as fotos criou um problema ético e advertiu aos telespectadores que o material poderia afetar pessoas mais sensíveis.
O apresentador Brian Williams admitiu "ter plena consciência de que, de fato, esta noite estamos transmitindo as palavras de um assassino".
Clint Van Zandt, ex-funcionário do FBI, que agora trabalha como analista na NBC, afirmou estar em desacordo com a decisão da emissora de transmitir as palavras de Cho.
"Era isso que ele queria", disse Van Zandt.
Fonte:MIRA OBERMAN
da France Presse, em Chicago
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
TIMOR - ATENTADOS COM LÓGICA DE TOMADA DO PODER

Alguém aproveitou o descontentamento do povo timorense, acreditando que o assassinato dos seus legítimos representantes, permitiria realizar um golpe de estado que seria apoiado mais tarde pelo próprio povo e por algumas forças no terreno.
Apesar dos interesses em jogo, nomeadamente, australianos, americanos e europeus, algo correu mal ao criminoso que liderava a rebelião.
Importa ainda referir que os líderes timorenses se divorciaram há muito do seu povo, nada fazendo para retirá-lo da miséria... Além disso, Timor é um estado sem autoridade, incapaz de prosseguir o seu destino sem as forças estrangeiras...
IRAQUE A FERRO E FOGO!
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Bragança - Falha no INEM volta a MATAR!

De acordo com o «Correio da Manhã», a referida viatura estava inoperacional por falta de médico no Hospital de Bragança, tendo a vítima sido transportada por carro dos bombeiros voluntários locais.
Na sequência da indisposição sentida, cerca das 6:50 da manhã, da passada segunda-feira, os familiares accionaram o 112, por volta das 7, e perante a ausência de resposta, correram a chamar os bombeiros que distam poucos metros da casa.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
PORTUGAL E CIA - CÚMPLICES DO MESMO CRIME!
sábado, 26 de janeiro de 2008
INEM: Desorganização e Incompetência voltam a matar!

Em declarações à TVI, o marido da vítima, Heitor Ramalho, explica que a mulher desmaiou, pelas 6h30 da madrugada, e que deitou sangue pelo nariz. O contacto para o 112 foi efectuado às 6h39. O operador do INEM efectuou aconselhamento, como «levantar as pernas», e a mulher acabou «por acordar». «Algum tempo depois ela já se sentia melhor», explicou o marido que adianta que o INEM foi contactado duas vezes e que houve insistência para que fosse enviada uma ambulância.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Crise Financeira Internacional

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
A Cultura do BEM!
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Administradores e Prostitutas de Luxo...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
O BCP É UM ESTADO DENTRO DO ESTADO...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Hospital de Vila Franca Xira - O Pior dos Piores

Antes do encerramento dos hospitais, maternidades e centro de saúde era sabido que os Hospitais Portugueses, em geral, não tinham capacidade nem humana nem técnica para prestar serviços de saúde com qualidade mínima.
Agora, depois dos encerramentos selvagens do ministro da saúde, à impossibilidade referida, acrescem mais utentes. A situação é trágica!
Os Hospitais fazem-me pensar num dos piores que existem em Portugal: O Hospital de Vila Franca de Xira. Neste Hospital não existe aparelho de tomografia axial computorizada (TAC). Os doentes urgentes, são enviados horas depois para o Hospital de S.José (Lisboa), para fazerem o TAC e voltarem a Vila Franca de Xira. Em consequência deste absurdo, muitos doentes acabam por morrer!
APELO: PRECISA-SE DE ALGUÉM QUE OFEREÇA UM APARELHO (TAC), A ESTE HOSPITAL!
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
Hospitais de Portugal - A Viagem ao Inferno!
